Romance Histórico 'Graciosa'

Sobre a Autora



Sobre a Autora

Aline Negosseki Teixeira
Mãe e Esposa
Missionária
Escritora, Pedagoga, Poetisa, Contadora de Histórias e Mediadora de Oficinas Literárias
Investigadora de Temas Relevantes à Poesia
Artista




Breve Currículo



Aline Negosseki Teixeira, mora em São José dos Pinhais - PR, tem 31 anos, é escritora e pedagoga com ênfase em projetos transdisciplinares e educação ambiental. Escreve histórias, haicai e poesias desde muito jovem. Enviou seu primeiro original à uma editora com 15 anos e escreveu seu primeiro romance, O Último Baile do Império, com 21 anos. Desde que publicou seu primeiro romance em 2009, já publicou 15 livros: poesia, conto, haicai, novela, romances históricos e contemporâneos, dos quais vários vieram a constar nas listas "10 mais vendidos" do Amazon, inclusive seu livro infantil que foi traduzido para a língua inglesa, Haiku For Children - Sensespelling. Realiza diferentes oficinas literárias, principalmente de sua série de livros infantis Haicai Para Crianças, onde aborda de uma maneira lírica temas como os sentidos do corpo, deficiência visual, a importância do brincar, respeito à natureza e a importância da clorofila, dos vegetais e frutos para o ser humano, numa busca pelo incentivo e a escrita, transcendendo à escrita e a oralidade com a expressão da arte plástica. Além de retratar no papel e em telas suas inspirações literárias é Contadora de Histórias e realiza Palestras onde revela sua trajetória como autora, mencionando suas alegrias e os obstáculos enfrentados. Atua em escolas e outras instituições educacionais, universidades, feiras e outros eventos públicos.


Biografia



Aline Negosseki Teixeira é uma jovem escritora paranaense, nascida em 24 fevereiro de 1986, na cidade de Umuarama, Paraná. Cresceu em São José dos Campos, Vale do Paraíba, SP e retornou no início da fase adulta ao seu estado natal. Hoje vive em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, terra de seus antepassados imigrantes.


Diplomada em Pedagogia com aprofundamento em educação ambiental e transdiciplinaridade, escreveu muitos livros. Dentre eles, O Último Baile do Império, seu primeiro romance, lançado em dezembro de 2009, encantando muitos leitores com essa grande história de amor que começava a nascer em sua imaginação quando visitou, aos 15 anos, a Ilha de Paquetá – RJ e, na visão do Palácio da Ilha Fiscal, o sonho de um romance histórico se fez.
Pesquisadora minuciosa, busca nas ruas, em seu cotidiano, histórias familiares e vivências que os outros lhe passam, além, é claro, instituições públicas como bibliotecas e museus, a inspiração e embasamento para sua obra.
Escreveu, além de poesias, contos, crônicas (inéditos) e artigos, romances de ficção, e o livro infanto-juvenil Haicai Para Crianças - Sentidografias, lançado na Feira do Livro de São José dos Pinhais em fins de 2010 que, além de dar origem a uma série de livros, tendo sido elaborado visando as dificuldades das crianças e adolescentes deficientes visuais em contextualizar a poesia, aguça os sentidos de todos os leitores, em todas as idades.

Em 23 de Julho de 2011 lançou oficialmente seu primeiro romance, O Ultimo Baile do Império, que já publicara em dezembro de 2009, no Salão Social da IBC, em São José dos Pinhais - PR e, em 25 de Julho de 2011, no Dia do Escritor, publicou e lançou seu romance contemporâneo Por Falar em Disputa..., num evento cultural organizado pela Sec. de Cultura de São José dos Pinhais - PR, no Museu Municipal Atílio Rocco, localizado na Rua XV de Novembro.
Atualmente, escreve, participa de eventos públicos ou individuais relacionados a literatura, ministra palestras e oficinas de literatura, principalmente de haicais em escolas de ensino fundamental, cuida da família, com suas amadas Piúlas Sarah e Raquel, e seu único, insubstituível e para sempre oficial inspirador de "mocinhos", seu esposo Matheus.
Ao longo da vida tem percorrido sempre o caminho das letras, procurando sempre estar presente em eventos e manifestações culturais, principalmente de literatura.
Ao todo, já publicou 15 livros e tem textos presentes em antologia e revista literária.
Foi juíza em duas ocasiões no Concurso Cultural de Literatura realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Biblioteca Municipal de São José dos Pinhais - PR e delegada da divisão de literatura junto a Secretaria Municipal de Cultura.
Sua última publicação é o terceiro volume da série Cores Luminosas. Haicai Para Crianças (Grandes ou Pequenas) - Sentidografias, Haicai Para Crianças (Grandes ou Pequenas) - Ludografias e, afinal, o 3 que tem alcançado enorme repercussão e cativado centenas de leitores: Haicai Para Crianças (Grandes ou Pequenas) - Clorofilografias - Suco Verde Poético. Os primeiros tratam, respectivamente, dentro do haicai, de temas quais: como nos conectamos ao mundo pelo milagre dos sentidos do corpo e a relevância do brinca. O terceiro da série que pretende, um dia, representar arco colorido do céu em suas 7 cores é o verde, que num lirismo pueril, trata do quanto a luz transformada em química, clorofila é relevante para nosso mundo e viver, restaurando tudo e todas as coisas.




 
"A literatura é, se não o melhor, um dos melhores e mais satisfatórios meios de conectar-se em amizades às pessoas sensíveis e auscultadoras do mundo físico e do mundo etéreo dos seres." Aline Negosseki Teixeira

"Sou escritora, principalmente romancista.

Escrevo por vocação, escrevo com amor.

Leitora? Por vício, necessidade, desejo, curiosidade, diversão, inquietude.

Raras foram as vezes que abandonei a leitura de uma obra. Se pode contar nos dedos de uma única mão. Sempre dou o autor a chance de, até a última página lavrada, me convencer.

Gosto de tudo que é poético, dotado de sensibilidade e verdade. Verdade limpa, fresca e lapidada.
E também a verdade lírica." Aline Negosseki Teixeira



“Escrever tem sido desde sempre um deslumbramento, mas algo muito natural, uma necessidade. Uma das principais razões que me faz escrever é a busca sem fim de respostas para as muitas perguntas da existência humana e a experiência de viver, principalmente no âmbito emocional”.


***

Obras Publicadas




O Último Baile do Império, 2009 - Romance Histórico

Haicai Para Crianças - Sentidografias, 2010 - Haicai
Por Falar em Disputa...(Saga Família Schöll - 1), 2011 - Romance Contemporâneo (lançamento no Museu Municipal Atílio Rocco, no dia do escritor, 25.07.2011)
Graciosa, 2012 - Romance Histórico (Folhetim no Blog)
Serenata - Poemas e outros Versos Líricos com suas Narrativas Sonoras e Melodias Silenciosas..., 2013 - Poesia
De Amor e Destino, 2013 - Romance Contemporâneo
Um Farol Para Meu Amado, 2013 - Novela Histórica
Haicai Para Crianças 2 - Ludografias, 2013 - Haicai
Graciosa, 2014 - Romance Histórico
A Rosa Roubada, 2014 - Romance Contemporâneo
Campina dos Lobos, 2014 - Romance Histórico
Por Falar em Lembranças... (Saga Família Schöll - 2), 2014 - Romance Contemporâneo
Inesquecível - A Dolorosa Sinfonia do Amor, 2015 - Romance Contemporâneo
Haicai Para Crianças 3 - Clorofilografias - Suco Verde Poético, 2016 - Haicai